domingo, 26 de setembro de 2010

cidade à beira rio

quando visito uma cidade, que normalmente não frequento, acho sempre uma aventura e fico sempre encantada com as vistas. passados cinco anos, voltei ao Porto, num fim-de-semana curto demais, para uma visita rápida e surreal. verdade seja dita, acabei por passear muito sozinha por sítios que não conhecia. rua de santa catarina, avenida dos aliados, zona ribeirinha, serralves. o mais típico possível. acabei por descobrir ruelazinhas e praças não tão turísticas e andei até numa zona do género casal ventoso. não menos agradável. ainda fui ao cabeleireiro, dei uma pisadela nas lojas e jantei junto ao rio. encantada com as vistas nem cheguei a saborear uma francesinha ou algum doce típico. provei das deliciosas sobremesas do restaurante de Serralves e travei conhecimento com uma senhora mais velha, americana, que já tinha lido o livro que eu li à hora de almoço (The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society). perguntou-me se eu estava a gostar e se era a versão inglesa (yes, it is). também tive oportunidade de conhecer o clube de ténis do porto e de assistir a um jogo (porto ; olhanense) no estádio. as casas da zona ribeirinha deliciaram-me, altas e estreitas, fizeram-me lembrar - remotamente - veneza. com cores diferentes, janelas e portas quase artesanais, conjugaram-se com o final do dia num passeio de carro amoroso. fiquei arrasada com tudo. apetece-me sempre ficar mais e mais e conhecer aquela cidade como se fosse minha. ainda tirei algumas fotos, mas amanhã descarregá-las-ei. a viagem de regresso foi um tanto ou nada triste e acabo o dia com o típico humor de domingo solitário na sala da minha casa.

um mau final para um excelente fim-de-semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário